Circuito das Frutas promove trabalho para o desenvolvimento de destino turístico inteligente

Com o objetivo de implementar um programa de capacitação e assessoria dirigida aos municípios associados para o desenvolvimento de um destino turístico inteligente, o Circuito das Frutas, que é presidido pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, desenvolve um trabalho que visa analisar o cenário da região com relação aos indicadores dos Sistema de Autodiagnóstico DTI (Destino Turístico Inteligente) do Instituto Valenciano de Tecnologias Turísticas da cidade de Valência, na Espanha. 

O projeto será desenvolvido em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Jundiaí. A ação foi aprovada por unanimidade pelos 10 municípios que integram a região turística. A ideia de trazer o trabalho para o Circuito das Frutas surgiu após a apresentação dos resultados da pesquisa realizada pelo professor Antonio Carlos Bonfato, com 114 municípios paulistas, incluindo diversos do Circuito. 

Jundiaí amplia o conceito de ‘Smart Cities’ e o destino turístico inteligente faz parte dessas ações. “Ao transformar o município em cidade inteligente, o setor turístico também é beneficiado. Com esse projeto vamos ampliar esse conhecimento para as demais cidades do Circuito das Frutas, com o trabalho e desenvolvimento de atividades e implementação de ações pautadas nesse importante conhecimento compartilhado. Um projeto inédito no Brasil”, afirma Luiz Fernando. 

Destino turístico inteligente conta com implementação de tecnologia para facilitar o acesso do turista

“O trabalho realizado pelo professor Antonio Carlos já apresentou um diagnóstico prévio. Agora iremos atuar para aprimorar os aspectos da região como um todo e para transformar Jundiaí e o Circuito das Frutas em destinos turísticos inteligentes”, explica a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro.

Para o Gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, o mundo pós pandemia evidencia ainda mais a necessidade dos setores econômicos se adequarem às novas ferramentas tecnológicas e este Programa vem colaborar com esta adequação do Trade de Turismo de nossa Cidade e de nossa região.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Publicada em