Circuito das Frutas recebe certificação de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy

Os municípios do Polo Turístico do Circuito das Frutas celebraram a notícia do registro oficial do nome da Uva Niagara Rosada Jundiahy e sua procedência com a base na Indicação Geográfica (IG), que envolve os municípios de Louveira, Jundiaí, Itupeva, Jarinu e Itatiba. O reconhecimento, aguardado desde 2009, foi oficializado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e anunciado pela Associação Agrícola de Jundiaí no último dia 04 de abril.

Para receber oficialmente a denominação, a uva passou por processos de especificações técnicas como parte do instrumento oficial de delimitação da área geográfica, que devido  às condições de clima, solo e relevo proporcionam  características próprias a Uvas Niagara Rosada produzida nessa região envolvida na certificação.

De acordo com a documentação apresentada ao INPI, a viticultura na região se iniciou em setembro de 1887, quando a uva era cultivada numa imensa área de terra que se chamava Jundiahy, justificando a grafia. Só mais tarde é que os municípios foram desmembrados, e viraram Jundiaí, Louveira, Itupeva, Jarinu e Itatiba. No processo de reconhecimento da IG, no início de 2022, o INPI teria solicitado que a grafia fosse trocada por Jundiaí, o que foi descartado pelos produtores. “Essa grafia com ‘y’ foi o ponto de união dos municípios que produzem a uva atualmente. Eles se reconhecem como membros daquele território, por produzirem a uva niagara rosada, terem colonização parecida e na mesma época, cultivarem no mesmo solo. Eles têm uma sensação de pertencimento”, afirmou o auditor fiscal do Ministério da Agricultura e Pecuária, Francisco José Mitidieri.

Para Estanislau Steck, Prefeito de Louveira e Presidente do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas, a certificação é o resultado de um trabalho em conjunto entre os municípios.

“É como uma certidão de nascimento porque nasceu oficialmente uma nova uva. Em 1933, a uva Niagara Branca sofreu uma mutação genética espontânea, originando a Uva Niagara Rosada, o que permitiu a sua denominação. A Niagara Rosada que já é bastante conhecida e apreciada, agora, está devidamente registrada. Estávamos esperando essa notícia há 11 anos. Esse registro é uma vitória, uma grande valorização da Agricultura de Louveira e de toda nossa região do Circuito das Frutas, não apenas para nós, gestores municipais, mas principalmente para os nossos produtores rurais. É a concretização e valorização do nosso patrimônio regional, que é o cultivo da fruticultura ”, ressalta Steck.

A Niagara Rosada é uma das responsáveis pelo grande movimento agrícola, comercial e industrial dos municípios da região. Além de atrair turistas, a certificação valoriza e incentiva ainda mais os produtores rurais do Circuito das Frutas. Segundo a Associação Agrícola de Jundiaí, os cinco municípios contemplados reúnem entre 700 e 800 produtores de uva.

A Indicação Geográfica de Jundiahy é a 102ª brasileira registrada no INPI. No total, há 111 registros de Indicação Geográfica no Instituto, sendo 33 Denominações de Origem (24 nacionais e 9 estrangeiras) e 78 Indicações de Procedência (todas nacionais).

Sobre o Circuito das Frutas:

O Circuito das Frutas é a região turística que envolve os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, no interior de São Paulo, bastante conhecida pelo turismo rural, cultural, gastronômico e de aventura, cercados pela hospitalidade característica do interior. Premiado em três categorias na 4ª edição do Top Destinos Turísticos 2022, o Circuito realiza o cultivo de diversas frutas, valorizando o produtor rural, e organiza diversos eventos ligados à temática das frutas, além da fabricação de vinhos e outros produtos artesanais em mais de 200 empreendimentos de turismo rural.

Publicada em