Museu da Companhia Paulista

Endereço: Av. União dos Ferroviários, 1760 – Ponte de Campinas, Jundiaí.
Telefone: 1145224727
E-mail: museuciapaulista@jundiai.sp.gov.br

Principais comodidades

Atenção:

Conforme estabelecido pelo decreto municipal nº 30.012 de 21 de maio de 2021, que trata das restrições previstas para a Fase de Transição do Plano São Paulo no Município, os equipamentos culturais encontram-se disponíveis somente para atendimento ao público, seguindo ainda suspensos os ensaios e visitações.


O museu foi inaugurado em 9 de março de 1979 para ser um centro de referências e preservação sobre os suportes materiais da memória e a história da ferrovia da cidade de Jundiaí; no entanto após passar por um processo de recuperação e restauro, foi reaberto em 14 de maio de 1995, com novas bases museológicas, denominando-se Museu da Companhia Paulista.

O local conta com um  vasto acervo relacionado à história da ferrovia como mobiliário, ferramentas, réplicas, maquetes e imagens, além de uma coleção de livros e documentos concentrados na “Biblioteca do Museu”. É um trabalho permanente de guarda e preservação. Desta forma, o Museu retrata a cidade de Jundiaí como a porta de entrada para o desenvolvimento social, econômico e político da cidade e de todo interior paulista.