Jarinu

A simplicidade da vida do campo e natureza traduzem a oferta turística de Jarinu. Uma cidade hospitaleira e aconchegante, renomada por sua paisagem bucólica e sua culinária variada e saborosa, Jarinu ainda mantém características bem interioranas. Com uma altitude média de 755 m e temperatura entre 18°C e 28°C, possui o segundo melhor clima do mundo segundo dados da UNESCO, o que se torna um refúgio para aqueles que amam belezas naturais exuberantes ou a tranquilidade no ar puro do campo: o perfeito clima de interior!

Com cerca de metade de seu território constituído por áreas rurais, a produção agrícola de Jarinu destaca-se pelas frutas, sobretudo o morango, tema anual da festa mais tradicional da cidade. Menção importante também dos cultivos de uva, pêssego, pitaya e atemoias, que são exportadas para vários países.

Os vinhos, licores, cachaças e cervejas de produção artesanal de Jarinu são referência na região, com diversas vinícolas e alambiques que preservam as técnicas tradicionais de beneficiamento dos produtos locais.

Jarinu também é conhecida como Polo de Duas Rodas no meio esportivo, sendo destino muito procurado por apaixonados por Motocross, Bicicross e Mountain Bike. Nos últimos anos, têm se destacado como rota do cicloturismo devido a suas paisagens exuberantes e posição estratégica em relação a importantes rodovias estaduais (Dom Pedro I, Edgard Máximo Zambotto, Anhanguera, Bandeirantes e Fernão Dias)

Por suas belas paisagens ainda preservadas, o ecoturismo com foco em desenvolver atividades de conexão com a natureza e que promovam a sustentabilidade é destaque para os amantes do meio ambiente.

O Parque Municipal Orestes Lorencini, uma valiosa área de 487.339 m2, localizado a 1,3 km do centro da cidade, possui vegetação nativa e trilhas belíssimas que podem ser feitas pedalando ou caminhando. A dica é fazer uma parada no ponto mais alto para contemplar o horizonte e ver o pôr do sol em seu mirante.

A riqueza histórica e arquitetônica de Jarinu está presente na Estação do Campo Largo, no Casarão da Rua José Inácio (tombado pelo CONDEPHAAT, uma das únicas arquiteturas do Estado de São que preserva as técnicas arquitetônicas de taipa de mão, taipa de pilão e adobe), no Centro Histórico e Cultural Divanir Vitório Contesini (prédio da primeira sede da Prefeitura) e na Igreja da Matriz.

Desde 2019, Jarinu é um dos 140 Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo por preencher critérios de potencial turístico.


Notícias sobre Jarinu

Ainda não foi publicada nenhuma notícia sobre essa cidade

Todas as notícias